terça-feira, 28 de maio de 2013

Horários na vida das crianças devem ser sempre constantes

 
"Cada dia eu sou levada num horário". Esta foi a reclamação de uma criança de seis anos, “nunca posso combinar nada direito com minhas amiguinhas porque não sei se vou chegar atrasada ou adiantada demais”.

Escutei isto quando levava minha sobrinha para a escola de uma menina amiguinha dela. Fiquei pensando em como os horários podem fazer confusão na vida de uma criança e como isto não educa em nada. Toda criança precisa de uma rotina estável para se sentir segura, outra coisa, como ela pode ter constância em suas atitudes se cada dia a mãe a leva em um horário?

Pensando em como isto é bem comum nas famílias que não possuem regras e nem horários estabelecidos, escrevo-lhes para que possam refletir sobre este assunto de maneira saudável e contribuir para que as pessoas estabeleçam rotinas fixas. Depois quando estas crianças se tornarem adultas poderão nunca chegar nos horários estabelecidos no trabalho e em seus compromissos sociais.  Cumprir horários e metas a serem estabelecidas também é um aprendizado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário