Segundo
um site de educação [http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-07-16/apenas-6-das-escolas-publicas-brasileiras-usam-computadores-na-sala-de-aula.html
acesso realizado em 06/08/2014)], somente 6%
das escolas públicas brasileiras usam o computador em sala de aula. Em se
tratando de um país que quer se desenvolver em tecnologia, isto é pouquíssimo
em termos de abrangência da população escolar!
Mas
quais as consequências deste fato? Bem, se existe uma desigualdade imensa de
oportunidades em escolas neste país, este é apenas um dos dados que contribui
para isto. Enquanto algumas possuem boa infraestrutura e melhores condições de
estímulo ao estudo, 94% da população
escolar brasileira prima pela falta destes. Quanta desigualdade e
irresponsabilidade!
Por
que irresponsabilidade? Muito simples: porque toda a população infantil de
hoje, quando se tornarem jovens e adultos irão para o mercado de trabalho e
terão de concorrer, entre si, em pé de
igualdade. Assim, como é que aqueles que tiveram acesso a boa tecnologia se
colocarão como concorrentes para as mesmas vagas, com os outros que não
dispuseram desta tecnologia na vida escolar? Vocês devem estar se perguntando,
se estas crianças/jovens não poderão aprender a fazer uso desse instrumento em
outros momentos e oportunidades, afinal, este país é imenso e muitos não
possuem a condição financeira para estudar em escolas equipadas e comprometidas
com as novas tecnologias. No entanto, se queremos que nossas crianças e jovens
possam contribuir futuramente com a ciência, política, saúde e educação, a
diferença de ensino é muito grande quando recebem desta tecnologia em sala de
aula! Pensem como se torna mais significativo e dinâmico buscar exemplos ou
comparações a partir de pesquisas na web, consultar mapas, regiões,
agriculturas e bens de consumo a partir de imagens selecionadas de maneira
interativa, enfim, tudo se torna mais interessante e dinâmico quando se tem uma
noção mais próxima do real. A imagem visual de um computador oferece uma noção mais próxima do real do que um desenho
ou uma fotografia impressa em livros, ou de desenhos com giz, na lousa, feitos
pelo professor. Vamos lutar para que este descompasso se amenize em nosso país?
Vamos lá: luta árdua e grande enquanto aguardamos pela chegada ─ ao poder ─ de pessoas realmente comprometidas com a educação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário