sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Apenas 6% das escolas públicas usam computador em sala de aula

Segundo um site de educação  [http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-07-16/apenas-6-das-escolas-publicas-brasileiras-usam-computadores-na-sala-de-aula.html acesso realizado em 06/08/2014)],  somente 6% das escolas públicas brasileiras usam o computador em sala de aula. Em se tratando de um país que quer se desenvolver em tecnologia, isto é pouquíssimo em termos de abrangência da população escolar!

Mas quais as consequências deste fato? Bem, se existe uma desigualdade imensa de oportunidades em escolas neste país, este é apenas um dos dados que contribui para isto. Enquanto algumas possuem boa infraestrutura e melhores condições de estímulo ao estudo,  94% da população escolar brasileira prima pela falta destes. Quanta desigualdade e irresponsabilidade!


Por que irresponsabilidade? Muito simples: porque toda a população infantil de hoje, quando se tornarem jovens e adultos irão para o mercado de trabalho e terão de concorrer, entre si,   em pé de igualdade. Assim, como é que aqueles que tiveram acesso a boa tecnologia se colocarão como concorrentes para as mesmas vagas, com os outros que não dispuseram desta tecnologia na vida escolar? Vocês devem estar se perguntando, se estas crianças/jovens não poderão aprender a fazer uso desse instrumento em outros momentos e oportunidades, afinal, este país é imenso e muitos não possuem a condição financeira para estudar em escolas equipadas e comprometidas com as novas tecnologias. No entanto, se queremos que nossas crianças e jovens possam contribuir futuramente com a ciência, política, saúde e educação, a diferença de ensino é muito grande quando recebem desta tecnologia em sala de aula! Pensem como se torna mais significativo e dinâmico buscar exemplos ou comparações a partir de pesquisas na web, consultar mapas, regiões, agriculturas e bens de consumo a partir de imagens selecionadas de maneira interativa, enfim, tudo se torna mais interessante e dinâmico quando se tem uma noção mais próxima do real. A imagem visual de um computador oferece uma  noção mais próxima do real do que um desenho ou uma fotografia impressa em livros, ou de desenhos com giz, na lousa, feitos pelo professor. Vamos lutar para que este descompasso se amenize em nosso país? Vamos lá: luta árdua e grande enquanto aguardamos pela chegada ─ ao poder ─ de  pessoas realmente comprometidas com a educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário