quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Quando começa a autonomia e ampliação de mundo da criança?

Esta pergunta me foi feita por uma mãe em minhas redes sociais; então, vamos à resposta.  A autonomia e a ampliação da visão de mundo da criança têm início quando ela começa a engatinhar. Ao realizar este ato motor, a criança começa a ir sozinha em lugares onde antes ela precisava de um adulto para lhe conduzir; este é o começo de sua autonomia e de sua  ampliação de mundo. Se antes ela enxergava o mundo deitada ou sentada sob a escolha de um lugar definido e proporcionado por um adulto,  agora ela passa a ver o mundo por  outro ângulo, por suas escolhas ─ ainda que não tão conscientes ─ mas que começam a lhe ampliar seu campo de visão.

Portanto, valorizar este momento com palavras de incentivo é importantíssimo! Preciso que entendam que este ato de engatinhar fará com que ela conquiste a noção de espaço ajudando-a, mais tarde, na alfabetização, quando ela precisará organizar sua mente em termos de espaço.

Além do ato motor em si, é neste período também que a criança começa seu desenvolvimento emocional; assim, deve-se incentivá-la positivamente com palavras de: “Vai! você consegue;  isto mesmo!”; deixar com que ela percorra os espaços que deseja e dizer: “ vem até mim”,  são referências positivas para este período. Agora, colocar medos ou até mesmo ameaças porque ela vai conseguir alcançar lugares como portas ou estantes baixas, e não deixar com que elas explorem estes espaços, isso não é nada saudável, uma vez que podem se sentir inseguras  e ficar com medo para o resto da vida. Nosso cérebro armazena tudo na memória localizada na área do Hipocampo; mesmo que vocês possam achar que elas são crianças e não sabem de nada, agir reprimindo e colocando medos é fazer algo muito errado, pois registramos em nossas mentes imagens e pensamentos desde a mais tenra idade.


Os adultos muitas vezes ameaçam dizendo “aí não!”, para crianças com menos de um ano de idade, acabando por adestrá-las desde então, achando que estão fazendo o correto, quando  não estão. Deixar com que elas engatinhem pela casa toda é o certo. Tomar os devidos cuidados para tirar objetos que quebram ou que possam machucá-las é o mais acertado neste momento. É tão fácil contribuir para um desenvolvimento saudável! A criança precisa de apoio positivo neste período e não de cobranças e ameaças.  A escolha é de vocês! Se não fizerem de acordo, cuidado para depois, quando se apresentar um jovem inseguro, emocionalmente frágil em suas decisões e conceitos, não dizerem “ ... eu fiz de tudo, não sei onde errei...”Que tal começar a pensar desde agora e mudar suas atitudes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário