segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Crianças ficam perdidas: a indiferença ocupa o lugar das diferenças?

Quando as crianças enfrentam situações que estão além de seu nível de entendimento e de compreensão dos fatos, elas não sabem o que fazer e ficam perdidas. Muitas vezes os pais, nestes momentos, pensam que elas entenderam porque se mostraram  indiferentes aos fatos; mas esta indiferença é, muitas vezes, porque não entendem os motivos de, por exemplo, seus pais brigarem tanto!

Por outro lado, muitos pais também não sabem lidar com determinadas situações e nem o que responder aos filhos diante de fatos e acontecimentos que não conseguiram enfrentar de maneira adequada e eficaz  anteriormente. Com isso, a indiferença manifestada pelas crianças muitas vezes já foi, algum dia, a de seus próprios pais. É difícil porque os pais são obrigados, às vezes, a responder perguntas para as quais nunca ninguém lhes deu respostas. O que fazer, então, diante destas situações?


Procurar a ajuda de um especialista seria a melhor solução; mas, se isto não for possível, a melhor coisa a fazer é dialogar com as crianças, conversar sobre o assunto abordado, buscar entender a indiferença da criança por meio de brincadeiras, até mesmo brincando de casinha onde os papéis se invertem e você, adulto, pode perceber nas reações de seus filhos (as) o que está acontecendo, de fato! Quando os papéis se invertem, as crianças passam a dramatizar o seu de pai, de mãe... e, assim, vocês poderão perceber o que se passa com elas. Cuidado com a indiferença das crianças! Não fiquem achando que está tudo bem, pelo contrário, fiquem atentos porque este pode ser um sinal muito importante de que ela não esteja bem resolvida com o fato em si, e que ela esteja, verdadeiramente, precisando de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário