segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como trabalhar a invenção com crianças pequenas?

Vejo sempre em redes sociais, ou até mesmo em sites sobre atividades/situações significativas, exemplos de como construir este ou aquele objeto com materiais recicláveis. Essas páginas da web oferecem dicas sobre o material em si, assim como o passo a passo do que irão fazer. Alguns pais e professores utilizam-se desses referenciais para criarem algo com as crianças. Pois bem, este procedimento de cópia do que já foi feito é valido, sim, para algumas aprendizagens; porém, não podemos confundir modelos já prontos, com invenção/criação.

Inventar é criar algo novo, portanto, não existe modelo pré-determinado. Vou exemplificar: se quiserem fazer uma locomotiva de materiais recicláveis, vocês devem ver fotos do que seja uma locomotiva e deixar com que as crianças decidam quais materiais irão utilizar, quais cores irão pintar, enfim, as crianças decidem tudo o que vão fazer e como vão fazer. Isto é incentivar o processo de criação.

Além disto, este procedimento de deixar com que as crianças criem ajudam-nas a pensar em como e com o que farão o objeto desejado, propiciando a desenvoltura na resolução de problemas, pois terão  que achar soluções diante das dificuldades que irão enfrentar pelo caminho. Quando adolescentes ou adultos, diante de uma dificuldade, em vez de ficarem tensas e não saberem o que fazer, irão buscar alternativas por que já foram treinadas para isto quando pequenas. Quero que fique claro que não sou contra modelos, mas que não confundam o processo de criação com cópias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário