quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Trabalhinho na educação infantil

Já ouviram alguns professores se referirem a um determinado momento do tempo, dentro da rotina da educação infantil, dizendo às crianças assim: “Está na hora de vocês fazerem um trabalhinho”. Geralmente este “trabalhinho” está relacionado a alguma atividade que eles irão fazer sozinhos, de coordenação motora, de pintura, de desenho, ou está relacionado a algum conteúdo de matemática em específico, entre outros.

Não irei questionar, aqui, se está certo ou errado fazer atividades relacionadas às áreas do conhecimento que deveriam acontecer no ensino fundamental, e não na educação infantil, mas quero questionar, sim, o fato de usarem a palavra “trabalhinho”. Será que desde pequenos temos que usar a palavra “trabalhinho”? Isto nos lembra obrigação, chatices...


Vincular a educação infantil com o trabalho, em minha opinião, não está correto porque se existe algum tipo de “trabalhinho” que as crianças devam fazer e se preocupar é em brincar, aprender, vivenciar o momento, em serem felizes. Cuidado, professores!  O mundo do trabalho é o contrário do mundo infantil. O mundo do trabalho lembra algo não prazeroso, mas sim tedioso; as crianças ouvem, em seus lares, seus pais e mães falarem da chatice que alguns trabalhos envolvem, dos chefes que mais parecem torturadores humanos...  Por favor, digam vamos fazer algo gostoso, vamos pintar, desenhar, se divertir e ser feliz?

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