Já
ouviram alguns professores se referirem a um determinado momento do tempo,
dentro da rotina da educação infantil, dizendo às crianças assim: “Está na hora
de vocês fazerem um trabalhinho”. Geralmente este “trabalhinho” está
relacionado a alguma atividade que eles irão fazer sozinhos, de coordenação
motora, de pintura, de desenho, ou está relacionado a algum conteúdo de
matemática em específico, entre outros.
Não
irei questionar, aqui, se está certo ou errado fazer atividades relacionadas às
áreas do conhecimento que deveriam acontecer no ensino fundamental, e não na
educação infantil, mas quero questionar, sim, o fato de usarem a palavra
“trabalhinho”. Será que desde pequenos temos que usar a palavra “trabalhinho”?
Isto nos lembra obrigação, chatices...
Vincular
a educação infantil com o trabalho, em minha opinião, não está correto porque
se existe algum tipo de “trabalhinho” que as crianças devam fazer e se
preocupar é em brincar, aprender, vivenciar o momento, em serem felizes. Cuidado,
professores! O mundo do trabalho é o
contrário do mundo infantil. O mundo do trabalho lembra algo não prazeroso, mas
sim tedioso; as crianças ouvem, em seus lares, seus pais e mães falarem da
chatice que alguns trabalhos envolvem, dos chefes que mais parecem torturadores
humanos... Por favor, digam vamos fazer
algo gostoso, vamos pintar, desenhar, se divertir e ser feliz?
Nenhum comentário:
Postar um comentário