quarta-feira, 27 de agosto de 2014

“Não pega não porque vai acostumar mal”

Estava em casa de um bebe recém-nascido, quando ouvi esta frase várias e várias vezes por diferentes adultos, mas quem mais a proferia era a própria mãe da criança. Isto me deixou indignada, pensei na hora “será que ela está com ciúmes da criança ou será que não quer que ninguém pegue para não acostumar mal a criança no colo?” Fiquei observando, e... pasmem! Não eram ciúmes, o que acontecia é que ela não queria que depois a criança só quisesse colo! Logo pensei: “ essa mãe não sabe o que diz”, então,  vamos às explicações.

Um bebê precisa se sentir seguro e o colo dá esta sensação. Mais do que isto, a família é um veículo para completar o desenvolvimento da criança; ela é quem provê o suporte, o cuidado, o carinho. As crianças, quando pequenas, precisam se sentir seguras, amadas e aceitas, desde quando nascem. Alguns estudos sobre anatomia emocional nos revelam que o fato de pais não carregarem os filhos, ou não darem suficiente continência nos primeiros meses podem levar a criança a enrijecer os músculos para obter uma sensação de suporte, de apoio. Quando adultas, ao tentarem relaxar suas contrações musculares, sentirão muita ansiedade por lhes faltar  a sensação de suporte interno em seus ossos e articulações.


Muitos pais devem estar pensando agora “ mas, se o bebe se acostumar com o colo, não vai querer somente isso?  Não vai ficar dependente do colo de alguém?” A resposta é: NÃO! Tudo tem o jeito carinhoso de se resolver, mas deixar horas e horas o bebe no berço ou no bebe-conforto somente para que ele não se acostume a ficar no colo, poderá acarretar em  problemas muito maiores futuramente. A  escolha é de vocês... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário