terça-feira, 5 de agosto de 2014

Professora chama a criança de “macaco” na frente de todos

Às vezes achamos que somente as crianças comentem “bulliyng” dentro da sala de aula, mas infelizmente vejo atitudes de professores que são desaprovadoras e que podem causar um dano psicológico imenso para a criança.

Uma professora de crianças de seis anos começou a chamar um menino da forma como está no título deste texto porque ele não parava quieto na carteira. Os pais apuraram este fato e me pediram ajuda, pois se sentiram incomodados com isto. Eu também não iria gostar se fosse meu filho, mas, para tomar providências mais sérias é necessário ter provas concretas. Pedi, então, que fossem conversar com a professora primeiramente; e eles foram. Mas... ela negou tudo... porém, o fato continuou!  Foram tomadas providências junto aos superiores desta educadora, mas gostaria que refletissem sobre o dano psicológico que um fato como este  poderá causar na criança.

Para mim, ser professor (a), antes de qualquer coisa, é ser sensível ao outro! Eu não aprovo estas atitudes de pessoas que estão em uma profissão,  que pode construir ou destruir um ser humano em formação, e que tenham esta conduta. Esta pessoa deveria ser afastada do cargo para sempre.


No entanto, quero que reflitam sobre como uma atitude como esta poderá trazer sérios problemas psicológicos: a criança estava sendo ridicularizada perante os  outros, estava sendo exposta e agredida verbalmente diante da classe! Em nenhum momento a professora pensou na idade que ele tinha, que vinha de uma pré-escola onde eles podem andar, falar, brincar, correr... e que ainda estão se adaptando às carteiras com fileiras, olhando um para a nuca do outro. Não pensou, também, se aquela criança apresenta algum problema neuro-psico-motor  para ter este tipo de comportamento. Não refletiu sobre se o seu método de ensino estava sendo adequado para aquela criança, já que a mesma estava incomodada com o fato de ter que ficar sentada... enfim, são tantas as hipóteses que precisam ser elaboradas diante do comportamento do outro antes de dizer/realizar determinadas atitudes... e, no entanto, a professora toma por medida “disciplinar/educativa” a conduta de dizer  coisas insensatas, discriminatórias e vexatórias! Uma atitude deste tipo pode causar um trauma para o resto da vida! E tentar superar isto, depois de adulto, fica muito mais difícil, porque  uma autoestima esfacelada é o que faz com que um aprendizado não se realize a contento. Então, por que não evitar essa forma anti-pedagógica e desumana de trabalhar em sala de aula,  gostar mais do que faz e lidar com carinho e respeito para com o outro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário