quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Crianças viram pelo avesso, desmontam brinquedos e desmancham construções

Uma mãe me fez a seguinte pergunta: “Por que as crianças não dão valor aos brinquedos? Logo que ganham uma boneca, tiram suas roupas, sapatos, braços, pernas. Minha filha é assim... o que faço para que ela conserve seus brinquedos”?

Vamos à resposta... Crianças são curiosas e têm a necessidade de experimentar novas sensações; elas não estragam os brinquedos como pensam alguns adultos, elas interagem com eles dando novos significados, ou, melhor dizendo, resignificando-os.


Elas precisam virar do avesso, montar e desmontar, desmanchar, construir e desconstruir, inventar e reinventar novas formas de brincar! Isto demonstra cognição, interação e novas aprendizagens. Proibir isto está errado, porque impede que elas realizem novas aprendizagens, novos rearranjos cerebrais. Seu cérebro ainda está em formação e uma das formas de aprender e reaprender é experimentando, vivenciando os brinquedos, as brincadeiras e os jogos. Deixem-nos que brinquem sem se preocupar se estão estragando;  pelo contrário,  incentivem para que novas conexões cerebrais possam acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário