segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Desapontamentos e falta de apoio na infância: possíveis consequências quando adultos

Muitas famílias educam seus filhos sem se preocuparem com as consequências de seus atos; isto muito me preocupa! Quando, na infância, as crianças são totalmente podadas em seus pensamentos, sentimentos e ações, elas vão se tornando fechadas dentro de si, com medo do mundo que as cerca. Uma criança com uma criação assim, acaba por se contrair toda, e o seu organismo acaba por começar a enrijecer e se retesar. Este enrijecimento acaba sendo uma autodefesa quanto ao medo e ao abandono.

As famílias que agem assim, o fazem por desaprovar o comportamento ou as atitudes da criança, achando que, com isto, seu filho (a) mudará o seu comportamento para aquilo que desejam e acham como certo. Confundem Educação com Desaprovação! Vou dar alguns exemplos para ficar mais fácil o entendimento: se a criança coloca uma roupa que a família acha ruim/inadequada, quer que ela troque imediatamente e sem muitas explicações; se possuem um determinado coleguinha que a família desaprova ─ por algum motivo tênue ─ aquela amizade, já começam a cercear os encontros e contatos, sem ao menos deixar claro para a criança o motivo da não aceitação; agem como se a criança não tivesse sentimento e/ou o mínimo potencial para desenvolver as escolhas, definindo, de forma ditatorial e controladora os fatores e pontos que consideram certo ou errado!


Estas crianças desaprovadas acabam por não desenvolver a autoestima e, consequentemente, precisam se defender de alguma forma. Isto irá inibir sua forma de ampliação de mundo e se retrair, tornando-se, futuramente, adolescentes e adultos com sérios problemas em  sua anatomia física e emocional, além de todos os prejuízos que a falta de fluidez na interação social podem acarretar. Elas acabam se fechando, se contraindo e, como autodefesa, desenvolvem uma espécie de hibernação social;  mantém seus sentimentos contidos podendo ter grandes problemas para se expor, com dificuldades para se dar, para se relacionar afetivamente com as pessoas, seja em um nível mais íntimo, ou em um nível social.  O medo (novamente) de serem humilhadas e rejeitadas é muito grande. Assim, optam por se calarem e, por esse silêncio e pouca interação acabam por se tornar tímidas demais, prejudicando de forma substancial a esfera de sua vida pessoal e também profissional. Cuidado com o que fazem e como fazem, para evitar que isso venha a ocorrer futuramente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário