segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Minha tia virou estrelinha, como?

Uma mãe me fez a seguinte indagação em uma rede social: “ Minha filha tem cinco anos, tinha uma relação muito forte com minha irmã que morava na casa ao lado da minha. Há um mês, minha irmã veio a falecer. Contamos a ela que a tia morreu e que foi morar no céu, que virou uma estrelinha. Agora, todas as noites ela quer ver o céu, chora, não está comendo direito e está apresentando agressividade na escola. O que devo fazer? “, pergunta a mãe toda preocupada.

Primeiramente quero deixar claro que a maneira irreal como foi falado para a criança sobre o morrer, não ajudou em nada sua compreensão sobre a morte. Outro problema é dizer que quando as pessoas morrem elas viram estrelas; isto pode assustar, em vez de ajudar na compreensão. Imaginem uma criança olhando para o céu todo estrelado, lindo, e imaginando quantas pessoas morreram.  Até um adulto ficaria com medo da noite e das estrelas.

Já expliquei, anteriormente em outro texto, como proceder com o tema morte para as crianças pequenas, mas sempre me relatam este assunto de forma absurda! Às vezes falam para a criança que tal pessoa foi morar com papai do céu, enfim, há várias situações que são irreais. A morte é algo natural e faz parte da vida; todos os seres vivos vão morrer. Agir com naturalidade, explicar de forma calma todo este processo é o mais correto.

Possivelmente as atitudes que a criança vem apresentando refletem também como a família está encarando este fato. O luto faz parte de toda a vida, quem não sabe lidar com este sentimento  ─ seja ele com pessoas, animais, plantas, ou até mesmo em uma separação ─ fica difícil explicar para a criança! O que aconselho é que se os sintomas apresentados não desaparecerem,  procurem ajuda de um especialista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário