sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Murais nas instituições de ensino: produções das crianças

Uma forma de valorizar a s atividades/situações significativas das crianças é expor em algum lugar da própria sala de aula/espaço de referência, ou mesmo em algum lugar que os pais possam ver quando chegam e que outras crianças, de outros grupos, também possam ver. Além de estarem valorizando o trabalho das crianças, eles podem aprender o significado de uma exposição de artes em ateliês, museus e galerias.

Quando os trabalhos ficam expostos fora da sala de aula/espaço de referência, essa dinâmica pode levar as crianças a serem referenciais umas das outras, porque elas irão visualizar o trabalho feito por diferentes faixas etárias. Sem preocupação de que seja certo ou errado, mas sim de aprendizagens de uns para com os outros.


Muitas vezes vejo alguns murais em instituições de ensino infantil que mais parecem painel de festa de aniversário,  dos quais  em nada existe a contribuição das crianças! Que tal começar a montar um mural junto com elas? Afinal, este espaço será delas também!  Murais são para e das crianças, e não dos professores ou de recados para os pais. Tenho certeza de que os pais adorariam ver os trabalhos de seus filhos (as) expostos em locais feitos por eles, e não somente com a mão do adulto. Professores:  vocês precisam entender que os pais valorizam muito mais quando todo o trabalho é feito pelas crianças, do que quando percebem que só a sua mão teve vez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário