Uma
forma de valorizar a s atividades/situações significativas das crianças é expor
em algum lugar da própria sala de aula/espaço de referência, ou mesmo em algum
lugar que os pais possam ver quando chegam e que outras crianças, de outros
grupos, também possam ver. Além de estarem valorizando o trabalho das crianças,
eles podem aprender o significado de uma exposição de artes em ateliês, museus
e galerias.
Quando
os trabalhos ficam expostos fora da sala de aula/espaço de referência, essa
dinâmica pode levar as crianças a serem referenciais umas das outras, porque
elas irão visualizar o trabalho feito por diferentes faixas etárias. Sem
preocupação de que seja certo ou errado, mas sim de aprendizagens de uns para
com os outros.
Muitas
vezes vejo alguns murais em instituições de ensino infantil que mais parecem
painel de festa de aniversário, dos
quais em nada existe a contribuição das
crianças! Que tal começar a montar um mural junto com elas? Afinal, este espaço
será delas também! Murais são para
e das crianças, e não dos professores ou de recados para os pais. Tenho
certeza de que os pais adorariam ver os trabalhos de seus filhos (as) expostos
em locais feitos por eles, e não somente com a mão do adulto. Professores: vocês precisam entender que os pais valorizam
muito mais quando todo o trabalho é feito pelas crianças, do que quando
percebem que só a sua mão teve vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário