quinta-feira, 21 de maio de 2015

“Deixe que eu faço, você está fazendo tudo errado mesmo!”

Estava na casa de uns amigos quando vi a cena que irei contar para vocês. Uma menina de 10 anos estava fazendo bolo de caneca no micro-ondas. Ela colocava os ingredientes, mexia a massa, enfim, estava se divertindo, o dia estava chuvoso e ela resolveu fazer o bolo para todos nós. Mas ela colocou massa demais em algumas canecas e quando foi para o micro-ondas o bolo esparramou da caneca e sujou a bandeja. Quando sua mãe viu a sujeira imediatamente deu uma bronca na menina e não deixou que ela terminasse o que estava fazendo. Repreendeu-a na frente de todos e, é claro que a garota se sentiu mal e envergonhada! Ficou emburrada e não quis mais nem ficar perto de nós; a tarde que parecia agradável acabou se transformando em um verdadeiro pesadelo para a garotinha.

A mãe continuou a fazer os bolos de caneca, mas sem a presença da menina. Fiquei tão irritada com aquela cena que precisei me segurar, afinal, eu não estava em minha casa e aquela menina não era minha filha, claro! Mas a mãe, em vez de incentivar a filha a continuar a fazer o bolo, explicar que ela deveria ter colocado massa somente até a metade da caneca porque o bolo continha fermento e iria crescer, portanto, poderia esparramar, não! Ela simplesmente ficou brava e, ainda por cima, disse que faria por ela já que ela estava fazendo tudo errado. Além disso, falou isso tudo na frente de todos que ali estavam. Que falta de noção dessa mãe: será que uma menina de 10 anos teria todo o conhecimento de tudo o que estava sendo feito, do crescimento do bolo, do fermento, enfim, será que ela sabia? Com certeza que não!


Nota zero para essa mãe, que em nada ajudou na construção de conhecimento para sua filha, do que seja fazer um bolo de caneca, se sentir feliz quando nos fosse servir, juntamente com o café que estava sendo preparado... e a nossa tarde que parecia ser deliciosa, já que a menina estava nos oferecendo algo que gosta de comer e que sabia fazer ─ pelo menos na sua medida, para uma ou duas pessoas, e não para 6 ─ a tarde passou a ser chata, pesada e vergonhosa pela atitude tomada por sua mãe. Comi o bolo, o qual desceu goela abaixo meio que atravessado! Chamei a garota, procurei elogiar a massa do bolo, a consistência e, principalmente a ideia que ela teve! No entanto, mesmo com o meu elogio ela estava triste porque além de ter se sentido exposta pela bronca que a mãe lhe deu na frente de todos, ela tinha preparado alguns confetes, chocolate granulado e castanhas para colocar em cima... mas acabou ficando tudo interrompido pela atitude inadequada de sua mãe! Pois bem: se esta garota não gostar de cozinhar, no futuro, saberemos o porquê. Uma atitude corretiva sem respeito, cuidado e orientação, fazendo cobranças e exposições... é possível que esta menina não goste de cozinhar pelo resto de sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário