quinta-feira, 7 de maio de 2015

“Se você ficar bonzinho eu te dou uma balinha”

Estava saindo de um restaurante quando duas crianças (meninos pequenos) estavam se dirigindo ao carro com o pai e com a babá. Sei que era a babá, pois já os tinha observado dentro do restaurante. Todos caminhavam suavemente, sem problemas; o menor estava andando com a babá na frente e o maior com o pai atrás.

O menor conversava com a babá querendo algo, e ela então disse que se ele ficasse bonzinho era lhe daria balinhas. Pura chantagem emocional! Então, adestramos crianças com chantagens? Mas será este o mais correto na educação?  Em minha opinião não! Se ele queria algo, o adulto deveria conversar se era possível realizar o seu desejo naquele momento, mas usar de chantagem, não! Até porque, na maior parte das vezes a promessa acaba não se cumprindo, então fica um erro sobre o outro dentro do processo de educação! Vejam só!


Criança é muito inteligente e aberta, capta tudo o que está ao seu redor; assim, acaba aprendendo a usar de chantagens da mesma forma como o adulto faz com ela. Depois, não adianta reclamar quando elas fazem “birra” (chantagem emocional) para querer algo; afinal, elas são ensinadas a terem esse tipo de comportamento! Chantagem com alimentos é pior ainda pode causar transtornos alimentares na adolescência, ou na vida adulta. Uma das piores coisas é ter alguém te chantageando emocionalmente, isto revela uma baixa autoestima e também insegurança. Será que queremos crianças fracas, adolescentes inseguros e adultos imaturos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário