sexta-feira, 15 de maio de 2015

“Não chore, não é nada sério!”

Quando alguém está chorando, algum motivo tem. Choramos de alegria, ou de tristeza, mas nunca em vão. Chorar é expressar uma emoção ou um sentimento que guardamos dentro de nós. Chorar é algo sério. Então, por que dizer a uma criança que o choro não é algo sério? A criança chora de fome, de dor, de raiva, de alegria... algum motivo tem e identificar este motivo requer, por parte do adulto, uma observação do que está acontecendo naquele momento.

Muitos pais ignoram este fato e acham que é frescura. No lugar de perguntarem o que está acontecendo, poderiam perguntar: “Posso te ajudar de alguma forma?” Mas, não! Acabam não dando importância ao fato e ─ acreditem ─ isso dói ainda mais para a criança! Então, ter uma atitude de demonstrar que você está junto com ela, independente de qualquer situação, é mostrar carinho e afeto, é dar segurança a um momento de incertezas e de dúvidas. É dizer assim: “Filho, estou com você para o que você precisar. Conte comigo sempre!” Sim, porque quando um adulto expressa diante de uma criança o que ele está sentindo, isso é muito importante porque traz proximidade, confiança, e acaba ensinando à criança que ela precisa aprender a se expressar e a colocar para fora o que ela sente, como pensa diante do fato/situação, como pode agir sem se ferir e sem ferir ao outro.

Expressar as emoções e sentimentos é importante para a saúde psíquica de qualquer ser humano. Incentivar a falar sobre o choro é importante, ao invés de ter que engoli-lo. Às vezes, para um adulto, as crianças choram por nada, por exemplo: se quebram uma garrafinha de água, choram!
~Isto parece sem importância para alguns adultos, mas perguntar o por quê ela está chorando, não perguntam. E se ela desejava muito a garrafinha? E se a garrafinha fazia parte de um brinquedo que ela estava realizando naquele exato momento, se era um personagem importante... Às vezes o choro pode expressar tanta coisa, mas não o levamos a sério.


Outro fato importante, é que, dependendo da idade da criança, se ela ainda não sabe direito expressar o que está sentindo sobre algum fato ou situação acontecida, falar sobre o assunto ajuda a entender a própria dinâmica do cotidiano. Choro é sério, sim, e deve ser levado a sério por você, adulto! Nunca diga a uma criança que chora que ela não precisa chorar porque não é nada sério o que ocorreu. Ao contrário: apóie nesse momento. Quantos de nós gostaríamos de ter alguém que, quando estivéssemos chorando, viesse e nos consolasse! Se nem mesmo nós sabemos verbalizar e nos expressar diante do que sentimos? Não façamos para os outros aquilo que não queremos que façam conosco, independente da idade que seja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário