terça-feira, 26 de maio de 2015

“Isto é muito fácil! Você pode fazê-lo”

Às vezes queremos incentivar as crianças dizendo a elas que o que estão tentando realizar é fácil. Cuidado! O que parece ser fácil para nós, adultos ─ que já aprendemos por que passamos pela experiência ─ pode não ser para elas que nunca vivenciaram tal situação. E no lugar de incentivo, o tiro pode sair pela culatra, fazendo-as pensarem que algo pode estar errado com elas, já que é tão fácil e não conseguem!
O sentimento de “sou um fracassado” pode aparecer e eles se sentirem incompetentes por não conseguirem realizar algo que é tão simples, conforme lhes é dito. Isto poderá diminuir a autoestima e as crianças se sentirem desencorajadas, querendo desistir. Na próxima vez nem tentam por que o sentimento de incapacidade é acionado, junto com a memória de não ter sido capaz... e aí acaba ficando tudo muito mais forte.
O que fazer? Digam-lhes: “isto pode ser difícil antes da gente aprender como se faz. Eu também não conseguia fazer até que um dia alguém me ensinou”. O, então, “sim, isso é difícil, precisa estar muito atento pra se conseguir fazer, demora um pouco, mas depois de algum treino a gente consegue”. Vejam a diferença que esse tipo de atitude imprime na criança: saber que o adulto age com verdade e mostra que ele também já passou por dificuldades para aprender ou realizar algo, que ele não é o super-isso, super-aquilo que tudo sabe e tudo faz! Saber e sentir que o adulto é um ser humano e que também já foi criança, que agora esse adulto pode auxiliar porque aprendeu e sabe o caminho!
Agindo assim, passaremos para as crianças que se elas conseguirem terminar o que lhes foi proposto sentirão que são grandes! Grandes por terem conseguido realizar algo difícil! Isso aumenta a autoestima e incentiva os pequenos a buscarem novos desafios. Tudo depende de como você, adulto, fala e interage com as crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário