Às vezes queremos incentivar as crianças
dizendo a elas que o que estão tentando realizar é fácil. Cuidado! O que parece
ser fácil para nós, adultos ─ que já aprendemos por que passamos pela
experiência ─ pode não ser para elas que nunca vivenciaram tal situação. E no
lugar de incentivo, o tiro pode sair pela culatra, fazendo-as pensarem que algo
pode estar errado com elas, já que é tão fácil e não conseguem!
O sentimento de “sou um fracassado” pode
aparecer e eles se sentirem incompetentes por não conseguirem realizar algo que
é tão simples, conforme lhes é dito. Isto poderá diminuir a autoestima e as
crianças se sentirem desencorajadas, querendo desistir. Na próxima vez nem
tentam por que o sentimento de incapacidade é acionado, junto com a memória de
não ter sido capaz... e aí acaba ficando tudo muito mais forte.
O que fazer? Digam-lhes: “isto pode ser
difícil antes da gente aprender como se faz. Eu também não conseguia fazer até
que um dia alguém me ensinou”. O, então, “sim, isso é difícil, precisa estar
muito atento pra se conseguir fazer, demora um pouco, mas depois de algum
treino a gente consegue”. Vejam a diferença que esse tipo de atitude imprime na
criança: saber que o adulto age com verdade e mostra que ele também já passou
por dificuldades para aprender ou realizar algo, que ele não é o super-isso,
super-aquilo que tudo sabe e tudo faz! Saber e sentir que o adulto é um ser
humano e que também já foi criança, que agora esse adulto pode auxiliar porque aprendeu
e sabe o caminho!
Agindo assim, passaremos para as crianças que
se elas conseguirem terminar o que lhes foi proposto sentirão que são grandes!
Grandes por terem conseguido realizar algo difícil! Isso aumenta a autoestima e
incentiva os pequenos a buscarem novos desafios. Tudo depende de como você,
adulto, fala e interage com as crianças.
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