segunda-feira, 11 de maio de 2015

“Porque não come, fica de castigo no banheiro!”

Ouvi este absurdo de uma mãe que tem dois filhos, um de sete e o outro de quatro anos. Ambos são magros, esbeltos e, como toda criança, gostam de brincar. Muitas vezes, não querem comer para poderem brincar mais, ou porque realmente não estão com fome... porque toda pessoa com fome quer comer! A mãe me disse que eles não experimentam nada de novo, não comem frutas e nem verduras, e quando comem, querem somente batata frita e carne moída com arroz e feijão. Que ela já tentou de tudo, e que agora é assim: não comeu, vai ficar de castigo! Cada filho trancado em um banheiro do apartamento! Fiquei horrorizada com esta atitude da mãe, mas a compreendi que estava no seu limite e que precisava de ajuda. Vamos lá:

A alimentação da criança tem a ver com a alimentação da família em si. Se a mãe não comeu frutas, verduras e coisas saudáveis na gestação, isto irá influenciar na alimentação do filho depois, mas claro que poderá ser corrigido. Experimentar legumes e frutas novas deve ser algo para todos da família, ou seja, os hábitos alimentares da família precisam mudar: devem começar a fazer as refeições todos juntos, devem estabelecer metas para que todos cumpram, enfim, o que os pais querem que os filhos façam, eles primeiro devem fazer e dar o exemplo.  Muitas vezes vejo pais querendo que as crianças comam isto ou aquilo, quando nem eles próprios comem. Isto, no meu conceito, é errado, porque se é para ser uma alimentação saudável, todos devem comer e não apenas os pequenos.

Agora, o que quero comentar é o fato do castigo: se essa mãe achou que colocando os filhos de castigo, no banheiro, iria surtir o efeito esperado, me desculpem, mas isto é ignorância! Primeiro porque os meninos são pequenos demais para ficarem presos num lugar como o banheiro que oferece perigo. Segundo porque eles podem aliar comida com algo de privação total e podem vir a ter problemas mais sérios ainda quando adolescentes ou adultos. Terceiro porque não se estabelece novos hábitos alimentares com punição. E quarto, porque banheiro é um local associado à higiene pessoal e íntima, nada tendo a ver com alimentação, ou seja, porque não comi fico aqui nesse lugar onde se faz xixi, coco e se toma banho? Como assim?


A comida e o ato de comer deve ser algo prazeroso na vida das pessoas; é pela nutrição e boa alimentação que nós conseguimos força e energia para nos mantermos saudáveis. Já imaginaram um adulto preso no banheiro porque não quer comer naquele dia, ou então por que come demais? Então, por que fazer com os pequenos isto?  A alimentação deve ser um momento de saciedade e de felicidade, e não de castigos ou punições descabidas. Pensem nisto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário