quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pratique o desapego com as crianças

Criança precisa aprender a se desapegar de roupas, calçados e brinquedos desde pequena. Roupa e sapato até que é mais fácil porque elas crescem e o vestuário não serve mais; porém, com relação aos brinquedos, a tarefa é mais complicada.

Uma vez a cada seis meses é importante rever quais são os brinquedos que já não utilizam mais, que não querem, ou que estão quebrados. Uma boa dica é utilizar três caixas onde uma pode ser de doação, outra de lixo e a última, de brinquedos que ainda estão utilizando. Outra dica de economia e educação para a vida é vender alguns brinquedos de boa utilidade e que não querem mais e, com o dinheiro, ensinar à criança que ela poderá comprar outros brinquedos que sejam de seu desejo.

Desapegar de algo material é uma atitude importante, é um treinamento para aprender a se desapegar de dores emocionais, quando estas existirem. Muitas pessoas, quando são adolescentes ou adultos, sofrem pela perda de alguém, pelo fim de um namoro, enfim, por várias situações de perdas e lutos, e acabam sofrendo muito porque não possuem o comportamento de se desapegar; acabam ficando agarradas a sofrimentos ─ muitas vezes desnecessários ─ e não conseguem enxergar o lado bom da vida. Sofrem durante anos, ou mesmo por uma vida inteira, tudo porque não aprenderam a lidar com perdas emocionais. Que tal começar a praticar, com seu filho, o desapego desde pequeno? Desapegar-se de coisas materiais é uma forma de aprender a lidar com as perdas de maneira construtiva para o resto de suas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário