terça-feira, 5 de maio de 2015

“Pode tirar esta roupa!”

“... você vai com esta que separei, nem adianta chorar. Vai ter que colocar a que eu escolhi.”

Vejo muito esta cena ocorrer em alguns lares, e decidi escrever para alertar mães e pais. Se é para ir à igreja, a uma festa de aniversário, se é Natal, Ano Novo, ou mesmo outro evento importante na família, algumas mães separam roupas, calçados, meias e tudo mais, para que os filhos coloquem aquilo que elas querem aquilo que elas consideram importante para se vestir e usar, e não o que a criança gosta ou se sente confortável. Vocês devem estar pensando: “Mas está certo! A mãe não vai deixar o filho sair de qualquer jeito? Afinal, o que vão falar dela? Que não cuida, não olha, que é desleixada...” Quando as pessoas valorizam as aparências, elas vão falar mesmo, porque são assim, esse é o critério.

Agora, quando o que importa é a presença da pessoa, o prazer de se sentir bem estando com ela, então não damos valor à roupa, ao calçado, à própria aparência, porque o que importa é a presença e a felicidade de estar junto de alguém que amamos, de fato.


Outro aspecto importante que preciso ressaltar aqui é a questão da autonomia: as crianças precisam decidir o que vão vestir e como devem se vestir para onde vão; se a mãe é extremamente autoritária e controladora, não deixando que a criança decida e nem que opine sobre nada daquilo que diz respeito a sua vida, como é que a criança aprenderá a ter escolhas certas e autonomia para decidir o que é bom ou ruim para si mesma? É quando são pequenos que precisamos ensinar para, depois, não termos problemas na adolescência ou na vida adulta. Tudo se aprende na infância...

Nenhum comentário:

Postar um comentário