segunda-feira, 25 de maio de 2015

Fazer pelas crianças a lição de casa: certo ou errado?

Uma mãe relatou que seu filho de seis anos não consegue fazer a lição de casa e que muitas vezes, para ele não levar bronca, ou bilhetes da professora, quem faz o dever de casa é ela. Embora ela saiba que está errada, acaba fazendo, mas acabou me pedindo socorro. Vamos lá:

A lição de casa deve ser o reforço pelas atividades que foram dadas em sala de aula, e nunca devem ter um conteúdo novo. Assim, essa mãe deve rever com a criança o que foi dado em classe; esse é o primeiro passo quando eles dizem que não conseguem fazer. Então, fazer por eles não é adequado porque lhes dá a sensação de não serem capazes de fazer, rouba-se deles a oportunidade de aprenderem habilidades para a vida, além de fazê-los se sentir incompetentes diante do desafio.  O contrário disso é oferecer-lhes a satisfação de se sentirem independentes. Quando fazemos algo para alguém dizemos ocultamente: “Você não é capaz!” Ora, o que isto tem de construtivo na vida de uma criança?


Estudar junto, rever o que foi dado em sala de aula, entender as dificuldades do filho, propor maneiras diferentes com materiais concretos, ou mesmo com a ajuda da internet, pode representar algumas boas saídas. Às vezes, a criança não compreendeu direito o conteúdo dado em sala de aula ou, então, há falhas em conteúdos de conhecimentos anteriores para sua compreensão; um exemplo é que para ensinar as quatro operações, antes a criança precisa saber os números e a sua sequência. Enfim, temos que dar oportunidades de fazer com que nossas crianças se sintam com satisfação pessoal por sentirem que são capazes de resolver algo por conta própria. A autoestima sobe e, com isso, a aprendizagem ocorre, de fato, para a vida toda.

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