sexta-feira, 8 de maio de 2015

“Vá trocar de roupa, assim eu não saio com você. Eu tenho vergonha de você”

Já pensaram em ouvir de alguém a quem você ama ter vergonha de sair com você por causa de uma roupa que usa ou que deixa de usar? Será que uma roupa é mais importante do que o que a pessoa realmente é? Eu já ouvi uma frase assim quando tinha 12 anos, de uma pessoa bem próxima, eu me lembro até hoje. Claro que, na época, doeu muito, mas os anos se passaram, eu perdi o contato com esta pessoa, e embora seja uma pessoa da minha família, quase nunca nos vemos porque moramos bem distantes.

Pais: cuidado com o que falam aos filhos, afilhados, sobrinhos... sua expressão tem um significado muito forte para as crianças. É muito duro ouvir de um adulto que ele sente vergonha de você! É muito ruim, em nada contribui para a autoestima, para algum tipo de ensinamento ou de aprendizado. Existem maneiras e maneiras de se falar sem ferir.  Se acha que a roupa esta inapropriada para o local aonde vão, que tal explicar o porquê de não colocar aquela roupa naquele local, mas falar com calma, explicando, educando. Uma maneira interessante é dizer para a criança, por exemplo, “vamos ao supermercado de roupa de piscina ou de praia? Vamos ao shopping de pijama? Vamos à praia de bota e blusa de lã?


Perguntar sempre para que a criança vá adquirindo discernimento e entendendo os por quês da vida. Infelizmente parece mais fácil humilhar, ridicularizar. Vejo isto ocorrer com tanta frequência em famílias dos mais diversos níveis sociais.  Se os seus pais fizeram isto com você, pergunte-se a si mesmo o que isso contribuiu para que você desenvolvesse a sua autoestima? Quanto você se ama e gosta de si? Quanto é feliz hoje com os comportamentos de seus pais para com você? Se não gostaram dos comportamentos que seus pais tinham com vocês, quando eram crianças, não reproduzam isso com seus filhos. Seria muito melhor dizer: “tenho orgulho de você, de sua capacidade, de sua maneira de se vestir, porém, acho que para aquele lugar, aquela festa esta roupa não está apropriada, vamos escolher outra juntos? ” Faça deste momento algo leve, uma boa diversão; ocupa muito tempo? Mas é importante ter tempo para quem amamos. Afinal, nossa vida é curta! Como é que vocês gostariam de ser lembrados quando partirem? Como pessoas agradáveis, seres humanos, de fato, ou como pessoas más, chatas, inconvenientes? Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário