quinta-feira, 28 de maio de 2015

Meu filho conta muita mentira, isto é normal?

Esta foi uma pergunta de uma mãe em uma de minhas redes sociais. Perguntei quantos anos a criança tinha e ela me disse, oito anos. Não aqui entrar nos fatos em si, mas nas possíveis causas da mentira.

Se uma criança se sente insegura porque já levou bronca, ou até mesmo tapas, por ter contato a verdade em alguma situação anterior, com certeza ela poderá ficar com medo de contar a verdade e os pais não acreditarem nela; resta, portanto, usar da mentira para se defender. Isto não é nada bom por que um filho não deve ter medo de seus pais; deve se sentir seguro para compartilhar com eles tudo o que pensa, deve se sentir acolhido pelos mais velhos para que possa receber orientação e respaldo. No entanto, nem sempre é assim que acontece! Eu sempre tenho dito: conversem sem recriminar, ouçam seus filhos porque quando forem adolescentes, outras pessoas poderão fazê-lo e, se vocês não tiverem feito isso desde a sua infância, eles poderão se perder por não possuírem a pessoa com quem falar em casa.

Outro fator que precisa ser pensado é sobre a questão de ter na família alguém que mente muito e esta criança estar ouvindo este adulto mentir! A criança poderá modelar o adulto mentiroso, achar bonito e passar a ter este comportamento também. Os dois fatos precisam de atenção redobrada: se for medo, precisam eliminar do ambiente este medo e tornar a vida em família mais saudável. Se for um adulto mentiroso que a criança está copiando, precisa conversar com ela e explicar, analisar a vida deste adulto para que ela não o veja como exemplo bom e sim como alguém que possui atitudes que não são boas de serem copiadas. Muitas vezes uma narrativa, uma estória que tenha esse tema em um livro de contos ou fábulas para essa faixa etária, pode auxiliar bem!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário