sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ciúmes entre as crianças, o que fazer?


Alguns pais e professores me perguntam o que fazer se eles agem com as crianças igualmente, mas que se elogiar mais um do que o outro eles reclamam. Pois bem, tanto as crianças como nós, adulto, podemos sentir ciúmes se acharmos que estamos sendo trocados ou ameaçados por alguém de alguma forma. Se pensamos que estamos perdendo espaços com os outros, podemos sentir rejeição e isto causar ciúmes.

Tanto os pais quanto os professores devem conversar com seus filhos e alunos sobre o que eles pensam a respeito do assunto e o porquê, como sentem estes ciúmes. Do ponto de vista psicológico isto pode ser normal ou agravante, dependendo de como se processa na cabeça da criança.

Quando o ciúme se torna patológico, ou seja, em exagero, a criança deve ser encaminhada a um especialista. Agora pensem: ninguém nasceu conhecendo este sentimento, ele foi aprendido, então revejam as formas de agir na frente das crianças. Não demonstrem este sentimento por outros adultos, senão as crianças aprendem de fato a ter este comportamento. Vejam e revejam suas atitudes e, se precisar, vocês adultos também peçam ajuda a um especialista. 

Um comentário:

  1. Amei a matéria, vou me tornar sua fã numero um.Bem que você podia dar uma palestra em minha escola ensinando á todas nós a forma correta de se trabalhar com crianças de 0 a 3 anos.Pense com carinho precisamos de ajuda.

    Bjs Regiane de ribeirão pires.

    ResponderExcluir