Primeiro
vamos ao conceito “repertório imagético”: significa que devemos estimular as
crianças a conhecerem novas imagens para que elas possam formar seus
pensamentos. Isto acontece desde a mais tenra idade, antes mesmo do
aparecimento da linguagem. Só conseguimos formar imagens a partir daquilo que
conhecemos de fato, ou seja, do concreto.
Portanto,
vejo algumas práticas nas famílias, ou mesmo nas instituições de ensino, que
merecem alguma atenção. Observo alguns desenhos que não condizem nem um pouco
com algo concreto, por exemplo, árvores com rosto, frutas com pés, bocas,
braços, figuras geométricas com caras para ensinar formas, enfim, existem
vários desenhos desse tipo espalhados em brinquedos, jogos e livros infantis.
Minha
crítica é justamente sobre esses desenhos que vêm em jogos e em brinquedos, e
que não condizem com a realidade. Se quisermos estimular as crianças a
ampliarem seu repertório de imagens devemos partir do concreto, do real.
Ninguém consegue formar a ideia do que seja um abacaxi se não conhecer, de
fato, o que seja esta fruta na realidade. Muitos educadores vão dizer: “ mas
onde entra a formação da fantasia infantil?” Pois bem, fantasias são algo
irreal, ensinamos assim por muitos anos, mas eram outros tempos. Hoje, contamos
com tecnologias super poderosas onde podemos ver imagens que antes não
tínhamos. E trabalhar com imagens que formarão pensamentos, estas devem ser
feitas a partir ─ sempre ─ do concreto. Não esperem que uma criança pequena
consiga formar imagens do nada. Nem nós, adultos, conseguimos formar ideias e
pensamentos do nada! Imagine, então, uma criança que está começando a formá-las
em sua mente.
nunca tinha ouvido falar desse termo. obrigada por esclarecer minha dúvida
ResponderExcluirObrigada. Ajudou no trabalho escolar de minha filha 🥰
ResponderExcluir