terça-feira, 4 de novembro de 2014

A Responsabilidade pela formação moral e ética

Pais e professores vivem empurrando uns para os outros a responsabilidade quanto à formação moral e ética das crianças. Qual a parte de cada um?

Tanto a família quanto a escola possuem papéis diferentes na vida da criança, e ambos precisam saber administrar problemas relacionados, cada qual, na sua competência. Por exemplo: a instituição de ensino é responsável pela disciplina dentro dela, incluindo tudo o que se refere e abrange os problemas de aprendizagem. O ensino é de competência da escola, ou seja, ensinar a ler, a escrever, a fazer contas de matemática, enfim, a ensinar conteúdos. Mas é claro que, como as crianças são seres de relação, surgem conflitos e esses conflitos devem ser administrados e trabalhados no âmbito do ambiente e do espaço onde eles ocorrem. Dessa forma, quando o problema de comportamento for dentro da escola, quem deve resolvê-lo é a escola.

Já quando o problema é em casa, passa a ser de competência da família resolvê-lo. Cada um tem um papel na formação da ética. Não cabe à escola, por exemplo, resolver conflitos entre irmãos. Ou até mesmo conflitos entre as crianças e os adultos (pais).


Bilhetes da escola reclamando do comportamento dos filhos dentro da instituição também não estão corretos. O que os professores fariam se recebessem bilhetes dos pais dizendo que não sabem mais o que fazer para que seus filhos comam? Ou como proceder com os irmãos que brigam? São competências diferentes, portanto, quanto digo que a família e a escola precisam ser complementares na educação e no ensino dos pequenos, estou me referindo a ter procedimentos parecidos, condutas adequadas porque iguais é claro que nunca serão. Por isso, cada um tem o seu grau de responsabilidade na formação moral das crianças e é importante refletir, em cada situação que se apresenta, de quem é a responsabilidade!

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