segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Toda criança tem um corpo e uma história

A identidade de uma criança é marcada por fatores biológicos, psicológicos e sociais, ou seja, sua identidade corporal é genética, vinda da fusão do DNA de seus pais, e caracterizada pelo genótipo, quer dizer, cor dos olhos, do cabelo, da pele, que são fatores genéticos e que compõem a identidade física desta criança.   Porém, estes fatores biológicos não vivem isolados do meio, mas sim, inseridos dentro de relações sociais que são a família, os amigos que fazem parte de seu dia a dia, os vizinhos...
Com relação aos fatores sociais, estes se formam pelas interrelações que se fazem entre o meio e a pessoa, no caso, a criança e o ambiente que a circunda. Os fatores sociais afetam ─ para o bem, ou para o mal ─ os aspectos da identidade psicológica da criança. Assim, uma família onde os adultos são agressivos, uma criança que ali vive e convive com aquela agressividade, diariamente, poderá desenvolver uma identidade também agressiva.

Muitas vezes não nos damos conta de que os fatores psicológicos podem desenvolver doenças no corpo das crianças, uma vez que o emocional esteja bastante abalado. Quando isto acontece, modificam-se as estruturas das células, dos órgãos e tecidos, podendo, com isso, acarretar moléstias nas mesmas. Vejo alguns históricos de crianças que, se estas estivessem dentro de famílias mais equilibradas, com certeza, não precisariam ir tanto a médicos!


No entanto, com a vida moderna e com a família desestruturada, cada vez mais as crianças estão com sua identidade psicológica (emocional) com problemas. Vejo algumas crianças de 4, 5 anos completamente estressadas, e isto não é normal!  Saudável seria que estas crianças fossem mais calmas, equilibradas e que fossem crianças, de fato, e não robôs em miniaturas. Criança tem que ter identidade de criança, tem que ser criança em todos os seus aspectos: biológicos, psicológicos e históricos. Com uma história de vitórias, conquistas e felicidade, podendo se desenvolver fisicamente, emocionalmente e socialmente de maneira equilibrada e com saúde.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário