sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ensinando as crianças a fazerem escolhas

As crianças vão a lojas e nem sempre querem somente um brinquedo, uma roupa ou um par de sapato, sandália, tênis. Algumas não conseguem definir o que querem, porém, é preciso que desde pequenas comecem a entender que a vida é feita de escolhas ─ em qualquer idade ─ e que nós não temos tudo o que queremos; por isso, precisamos saber escolher.

Se a criança quiser, por exemplo, dois brinquedos, faça-a escolher apenas um para que passe a entender o conceito de prioridade. Mais do que isto, que ela também aprenda a valorizar suas escolhas, a priorizar suas necessidades reais, para aprender a não ter compulsão, quando adulta, comprando tudo o que vê pela frente!

Quando a criança aprende, desde cedo, a priorizar seus sentimentos e escolhas, ela saberá usar isto para sua vida inteira; assim, quando lhe oferecerem algo que não lhes trará nenhum benefício, saberão recusar e seguir em frente na vida. Toda criança precisa aprender o que é bom para si, e só se aprende experimentando e vivenciando isso na infância. Se elas não souberem escolher, argumentem o que elas realmente precisam, mas não opinem ou escolham por elas! Deixem-nas à vontade, mesmo que a sua escolha pessoal ─ como mãe, pai, tio, tia, etc─ seja outra, deixe-a arcar com o que escolheu. Não dê palpites, somente oriente, mas não interfira na escolha; caso contrário, ela não conseguirá entender a sua própria opção, o seu discernimento e isso é a semente da responsabilidade! Lembre-se: a vida é feita de escolhas sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário