segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ensine a diferença entre querer e precisar

As crianças precisam aprender conceitos de educação financeira desde pequenas, e um dos conceitos é entender a diferença entre querer e precisar. Muitos adultos compram por impulsividade, sem precisar, muitas vezes por carências ou até mesmo por fugas da realidade.

Entender a diferença entre querer e precisar é algo importante para não se comprar além do orçamento. Querer, todos nós queremos, sempre, coisas novas! Mas a pergunta é: Necessitamos, de fato?


Conversar com as crianças e mostrar o que realmente necessitam é importante para aprenderem a comprar de maneira correta. Entretanto, nem sempre isso é fácil numa sociedade de consumo, onde os amigos têm coisas diferentes e mostram (na verdade exibem) uns para os outros. Mas diálogo e, mais do que isto, exemplos dos adultos acabam sendo a maneira mais correta de se ensinar. Não adianta falar para as crianças não fazerem determinada coisa, e depois você, adulto, acaba fazendo! Isso é contraditório e acaba sendo um péssimo exemplo de conduta, de atitude e de educação! Mostre a elas que quando forem comprar algo é porque aquilo está sendo necessário ─ realmente necessário ─ e não por um simples querer! Crianças que desde cedo aprendem a utilizar o dinheiro de forma correta, quando adolescentes e adultos não se excedem nos gastos, sabendo viver de forma harmoniosa com o dinheiro que ganham. A vida é cíclica e nem sempre temos tudo o que queremos em todos os momentos. Portanto, entender como fazer o correto, desde criança é um aprendizado para a vida toda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário