terça-feira, 25 de novembro de 2014

Desenvolvimento motor: estímulos e novas experiências

Os bebes não precisam ser ensinados a conseguirem ter as habilidades motoras básicas como agarrar, engatinhar e andar. Quando seu sistema nervoso central, músculos e ossos estiverem preparados e o ambiente oferecer as devidas experiências e oportunidades para esta exploração, estas habilidades aparecerão naturalmente, surpreendendo os adultos.

Porém, o desenvolvimento motor ocorre concomitantemente ao afetivo; assim, um ambiente cheio de medos, ou até mesmo sem espaço e estímulos para os bebes, pode impedir que este desenvolvimento motor se manifeste dentro do tempo previsto e de forma adequada. Vejo muitos bebes amarrados em cadeiras quase que o tempo todo, sendo impedidos de se movimentarem, de se locomoverem, de experimentarem novas aprendizagens e situações. Com esses impedimentos todos, como o seu desenvolvimento motor pode se manifestar de forma saudável?

Vejo alguns adultos podando verbalmente as crianças com expressões do tipo :  “Cuidado! Aí não pode ir não! Vem prá cá!”, “não pega isto!” ,“não pega aquilo!”.Presencio muitos adultos brigando com os bebes quando estes estão começando a experimentar novas situações, e isto também não é benéfico. Para desenvolver a preensão, por exemplo, o bebê precisa de objetos para pegar, mas se o ambiente não fornecer, ou, ainda, impedir, como ele fará isto? Ele precisa se exercitar, explorar, pegar com a mão inteira, sentir a textura, o volume e permitir que esse objeto se torne conhecido a partir do sentido do tato, para depois dominar movimentos de pinça, em que o polegar e o indicador se toquem nas extremidades formando um círculo, o que lhe permite pegar objetos pequenos.


Para que isso aconteça de forma equilibrada, dentro do tempo e da necessidade natural de aprendizagem, os adultos precisam incentivar, brincar, dar objetos não cortantes e deixar com que os bebes explorem livremente estes objetos sem estarem presos às cadeirinhas. Elas são úteis quando transportamos as crianças nos carros ─ inclusive é obrigatório pela lei de segurança de trânsito ─ são importantes para a hora da alimentação, de alguma brincadeira que exija a presença de alguma mesinha, enfim... fora isto, os bebes precisam se sentir livres e com espaço suficiente para se movimentarem e terem liberdade para explorar o mundo ao seu redor e verem o que podem e conseguem fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário