terça-feira, 11 de novembro de 2014

Nem todas as regras de convivência entre as crianças se negociam

Negocia-se, por exemplo, se pode ou não bater em um amigo dentro da escola? Claro que não, isto não é regra discutível e o professor deve ter a autoridade para falar que isto não se negocia. Não se bate em pessoas.

Há princípios morais que não se negociam, por exemplo, a justiça, a moral, o respeito (a si mesmo e ao grupo), a igualdade, e a dignidade, estes valores são explicáveis e conversados, mas não são negociáveis porque fazem parte de um comportamento maior, previsto em nossa legislação como regra de boa convivência.


Algumas regras de conduta, dentro da instituição de ensino, são negociáveis e outras não. Já as regras que são discutidas e elaboradas é como se fossem um contrato. Por exemplo, se as crianças apontam os lápis fora da lixeira e o chão fica sujo, isto é uma regra que poderá ser discutida e feita em forma de contrato. Vivemos em sociedade e os limites existem para o bom andamento da convivência mútua. Assim, as crianças precisam aprender a conviver para ter sucesso em seus relacionamentos, quer sejam pessoais, ou profissionais, futuramente. Existem muitos limites na vida adulta que devem ser ensinados e aprendidos pelas crianças; nós mesmos aprendemos esses limites desde pequenos, e eles não nos foram impostos ou adestrados ─ acredito eu ─, mas compreendidos e refletidos sobre as regras de conduta. Isto, sim, é o mais correto!

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