quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Se você não ficar quietinho e dormir logo, o lobo vem te pegar...

Muitos adultos utilizam desta frase citada acima para fazer seus filhos dormirem. Não concordo, de nenhuma forma, com esta posição, mas vou lhes explicar o porquê.   Quando estamos no estado de sonolência, nosso cérebro está com um ritmo cerebral mais baixo e, consequentemente, o ritmo de aprendizagem neste momento é muito alto. Então, o que falamos para as crianças pode ficar armazenado no hipocampo de seu cérebro para sempre. E o que ficará guardado? Ora, o MEDO, um medo que poderá provocar, futuramente, disfunções e distúrbios de comportamento, além de provocar insônias, insegurança diante da vida, das dificuldades... dos “lobos maus” que temos que enfrentar em nosso cotidiano!

Colocar medo sem necessidade não é uma atitude saudável, nem na hora de dormir, nem em outro momento qualquer. Existe uma diferença significativa entre medo e prudência. O medo paralisa, enquanto que a prudência alerta. Quantas e quantas pessoas poderiam não ter síndrome do pânico, depressão e outros problemas de ordem psicológica e emocional, se em vez de medo tivessem coragem para enfrentar a vida.


É na infância que constituímos a área emocional de nosso cérebro; neste período a criança precisa se sentir segura e autoconfiante para, depois, saber enfrentar os problemas da vida adulta de forma a ultrapassar os obstáculos, evoluir sempre e não paralisar. Não amedrontem com histórias, músicas, frases, gestos, etc. Isto não torna ninguém feliz e nem desenvolve um adulto com boa autoestima; pelo contrário, forma um adulto inseguro e infeliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário