sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Que venha com saúde!

Ouvi esta história de uma mãe de uma criança especial e preciso contar a vocês para que possamos refletir sempre diante da gravidez de uma mulher. É comum e cultural fazer, para as mães grávidas, perguntas do tipo: “Já sabe qual é o sexo do bebê?”. E alguns verbalizam que não e a conversa continua com: “o importante é que venha com saúde e que seja perfeito”.

Pois bem, esta mãe me disse que ouvia muito estas expressões citadas acima por parte de amigos, familiares e até mesmo de desconhecidos.   E quando sua filha nasceu com síndrome de Down, ela ficou com estas frases ecoando na cabeça e teve muita depressão. A partir deste fato, ela sempre conta para todos e me pediu que divulgasse em meu blog esta história para alertar o quanto isto é horrível diante da vida. Ela relatou que no primeiro momento da notícia levou um choque tão grande, que só ficava se lembrando do que as pessoas falaram quando ela estava grávida.


Hoje ela é uma pessoa super resolvida e engajada na luta contra o preconceito. Mas para superar estes fatos ela me relatou que não foi nada fácil, então, vamos refletir sobre o que falamos? Esse tipo de comentário pode magoar ─ e muito ─ determinadas pessoas e não dá nada em troca de positivo. Temos que pensar, também, que pode haver na família, ou no círculo de amigos de uma mulher que está grávida, uma criança ou mesmo um adulto portador de necessidades especiais. Muitas vezes esse fato já foi bem administrado e trabalhado entre os mais próximos, e muitas vezes ainda não! Então, ouvir uma frase dessas, como a citada acima, não traz nenhum tipo de acréscimo. Que tal dizer assim: “que barriga linda”!”Ou perguntar:” como é estar grávida?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário