Uma aluna do curso de Pedagogia
veio me questionar uma atividade que ela viu em seu estágio dizendo: “Professora,
os professores fazem cada atividade em sala de aula com as crianças...será que
não pensam? Eu respondi, como assim? me explique melhor.
Eu estava fazendo estágio numa
sala com crianças de 5 anos de idade e a professora deu uma folha xerocada para
cada criança, que era para que as mesmas circulassem os animais que voam, de
azul, os que vivem na água, de vermelho, e os que vivem na terra de amarelo.
Porém, dentre os animais que estavam desenhados lá, havia tartaruga e jacaré.
Fiquei pensando como as crianças solucionariam esse problema porque, pelo que
sei, estes dois animais vivem tanto na água como na terra. Não deu outra
professora, as crianças se confundiram todas, e ela ainda ficou brava porque só
percebeu isto depois que já tinha feito a proposta; e talvez porque eu estava
ali, ela ficou toda constrangida.
Olhem o que os professores, no lugar
de propiciar novas aprendizagens, estão fazendo em sala de aula/espaço de
referência. Vou mais longe ainda: será que estas crianças de 5 anos conhecem os
animais, de fato, que estão desenhados na folha? Será que já formaram
representações mentais deles a partir da realidade vivida, ou seja, será que
todos conhecem jacaré e tartaruga de verdade, ou somente viram em filmes ou
desenhos animados? Existem tantos conteúdos importantes para serem trabalhados
na educação infantil que realmente constroem conhecimento. Mas ainda vejo
práticas ultrapassadas e, pior, sem pensar! Acordem, professores! Não estamos mais me 1970
e sim em 2014!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário