quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Atividades sem significância para as crianças

Uma aluna do curso de Pedagogia veio me questionar uma atividade que ela viu em seu estágio dizendo: “Professora, os professores fazem cada atividade em sala de aula com as crianças...será que não pensam? Eu respondi, como assim? me explique melhor.

Eu estava fazendo estágio numa sala com crianças de 5 anos de idade e a professora deu uma folha xerocada para cada criança, que era para que as mesmas circulassem os animais que voam, de azul, os que vivem na água, de vermelho, e os que vivem na terra de amarelo. Porém, dentre os animais que estavam desenhados lá, havia tartaruga e jacaré. Fiquei pensando como as crianças solucionariam esse problema porque, pelo que sei, estes dois animais vivem tanto na água como na terra. Não deu outra professora, as crianças se confundiram todas, e ela ainda ficou brava porque só percebeu isto depois que já tinha feito a proposta; e talvez porque eu estava ali, ela ficou toda constrangida.


Olhem o que os professores, no lugar de propiciar novas aprendizagens, estão fazendo em sala de aula/espaço de referência. Vou mais longe ainda: será que estas crianças de 5 anos conhecem os animais, de fato, que estão desenhados na folha? Será que já formaram representações mentais deles a partir da realidade vivida, ou seja, será que todos conhecem jacaré e tartaruga de verdade, ou somente viram em filmes ou desenhos animados? Existem tantos conteúdos importantes para serem trabalhados na educação infantil que realmente constroem conhecimento. Mas ainda vejo práticas ultrapassadas e, pior, sem pensar!  Acordem, professores! Não estamos mais me 1970 e sim em 2014!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário