quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Promovendo competências nos bebês

Alguns adultos vivem me perguntando o que fazer para que seu filho (a) seja uma criança saudável, e como eles podem ajudar em seu desenvolvimento desde pequenos. Vamos a algumas dicas:

Que tal fornecer estimulação sensorial nos primeiros meses? Mas em quê consiste isso? Colocar músicas ─ não muito altas ─, deixar abajures com lâmpadas coloridas ─ em vez de somente a luz branca ─, passar creme ─de aromas delicados e próprios ─ pelo corpinho do bebe, passar em sua pele diferentes tipos de tecidos para que comece a se sentir estimulado pelo sentido do tato, enfim, à medida que seu bebe for crescendo, procure criar um ambiente com novas aprendizagens, modificando os brinquedos e as brincadeiras. Não precisa ser nada caro, mas com variedades e criatividade.

Responda aos sinais do bebe com carinho; isto possibilita confiança de que o mundo é um lugar amigável. Dê ao bebe liberdade de exploração tornando o ambiente seguro, deixando-o engatinhar, rolar, se arrastar, mexer e tocar nas coisas que o circundam. Converse sempre com a criança em tom de voz calmo; ele não vai aprender a falar ouvindo TV ou rádio, mas sim ouvindo a sua voz! Interaja, converse sobre seus brinquedos, suas roupas, fale com ele e não o ignore.

Envolva-o naquilo que ele está interessado, demonstre afeto pelo que brinca, como brinca; aplauda suas conquistas e lhe ofereça apoio quando houver alguma dor ou insatisfação. Possibilite a ele brincar e tocar em objetos de diversos tamanhos, solicitando que possa separá-los por tamanho, ou cores. Não o sufoque quando brinca, mas não o despreze também. Brinque com seu filho, leia para ele as histórias que desenvolvem a imaginação criadora e as habilidades para a prontidão da alfabetização.  Cuidado com histórias que nada possuem de positivo! Leia somente histórias que constroem os pensamentos e não coloque histórias de medo. 


Estas foram apenas algumas dicas. Espero ter contribuído para que sejam felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário