segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Jardim das sensações: explorando os sentidos

Não sei se vocês já ouviram falar neste tipo de jardim que exploram os sentidos; em meu conceito, todas as instituições de ensino deveriam ter, principalmente as de crianças pequenas. O jardim dos sentidos consiste em ter um espaço de lazer e de prazer, no qual a criança poderá viver seus sonhos e realidade. Por meio deste espaço, as crianças podem viajar no tempo, experimentar sensações diversificadas, promover o encontro com si e com a natureza em sua exuberante expressão do que seja a vida.

Os jardins também podem privilegiar portadores de algum tipo de deficiência visual, física e/ou auditiva. Este tipo de jardim proporciona a manifestação dos sentidos do corpo humano: tato, audição, visão e olfato. As plantas possuem cores, texturas diferentes estimulando o tato e a visão ao mesmo tempo. Como este tipo de jardim possui fontes de água, a audição também é privilegiada e, finalmente, as plantas possuem diversos aromas proporcionando diferentes estímulos olfativos.

Este tipo de jardim também proporciona atitudes de relaxamento da mente, porque as crianças podem contemplar a natureza em suas diferentes formas, cheiros, cores, texturas. Vivemos em um mundo tão caótico, com pressa de tudo, que a prática da contemplação, ou mesmo da observação para com a natureza está sendo deixada de lado. Que tal se as instituições pudessem proporcionar isto às crianças? Com certeza  elas aprenderiam a relaxar a mente e a contemplar a natureza e, concomitantemente, aprenderiam a preservar  o nosso planeta, a nossa casa, a vida em todos os seus sentidos.

. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário