segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Autoestima infantil: capaz ou incapaz?

Autoestima é a capacidade que os indivíduos têm de se autoavaliar, de tecer um julgamento sobre o valor que consideram ter. Esse conceito muda, ao longo de nossa vida, mas o que vou falar aqui é sobre a autoestima infantil.

A criança, entre cinco e sete anos, tende a aceitar o julgamento dos adultos, porque ainda não possui um autoconceito formado sobre si mesma. Isto é o que me preocupa, ou seja, o que é que os adultos falam para seus filhos (as)? Encorajam, ou recriminam o tempo todo? Valorizam os pequenos gestos e atitudes, ou somente cobram sem ensinar nada? Deixam que as crianças comecem a fazer por si mesmas pequenas tarefas, incentivando-as, ou falam que não são boas naquilo que fazem o tempo todo?

Famílias que somente deixam a entender nas entrelinhas que a criança não é capaz, vão sedimentando em sua mente este conceito, contribuindo para que a mesma tenha uma visão negativa de si mesma; quando isso está instalado, para reverter este quadro na adolescência e vida adulta é muito mais difícil.

É muito comum encontrar nas famílias somente cobrança, esquecendo-se de que as crianças só possuem dois, três, quatro, ou cindo anos.  Isto em nada ajuda em seu desenvolvimento saudável; pelo contrário, somente dificulta este processo. Valorizem as pequenas atitudes, ensinem a criança a cuidar de si com amor! Cuidem de si mesmos para que seus filhos vejam exemplos de autoestima em vocês e, assim, passem a imitar e a conquistar os valores positivos que percebem que emanam de vocês. Alta ou baixa autoestima também é um comportamento aprendido com os adultos. Quanta responsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário