quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Brincar com a criança é mais importante do que ser pai ou mãe tarefeiro

Mas o que são pais tarefeiros? São aqueles pais que somente se preocupam em serem motoristas, cozinheiros, administradores da casa, do trabalho e dos filhos... enfim , são pais que somente se preocupam em deixar tudo limpo, arrumado, organizado  e que não têm nenhum tempo livre para brincar com as crianças, para ouvir as suas vontades e necessidades, para acompanhá-las em seu lazer preferido, justamente porque estão sempre ocupados, seja em seus afazeres domésticos, seja em seu próprio mundo.

Não quero dizer com isso que os afazeres ou o espaço que cada um ─ seja pai ou mãe ─ deve reservar para si, não é isto! Mas as crianças sentem falta de colo, de proximidade e de cumplicidade; sentem falta de que alguém brinque com elas, que assistam juntos um filme ou um desenho de seu interesse; sentem falta de companhia para ler um livro, ou de simplesmente se divertirem, rirem e ficarem juntos.

É tão bom ficar perto de alguém que amamos, que sentimos carinho, apreço, atenção. Às vezes um chamego vale mais que mil palavras. É tão gostoso rir de uma piada, de algo que fez e que não deu certo... Mas o mundo atual exige de nós tarefas e mais tarefas, que sejamos sempre competentes, e nem sempre somos assim. Precisamos rir, nem que seja de cócegas, precisamos olhar nos olhos uns dos outros, precisamos sentir que temos alguém, de fato, perto de nós, junto conosco. Uma vida saudável exige tempo uns para com os outros e não tempo para fazermos somente obrigações. Brincar exige que deixemos de lado parte de nosso tempo para as obrigações, e que procuremos nos entremear com mundo infantil do qual já fizemos parte anos atrás!


Preciso contar uma coisa para vocês: quando eu era professora de Educação Infantil, eu adorava, justamente porque eu podia brincar com as crianças, entrar nesse universo infantil com o coração aberto e pleno! Mas agora, como professora do Ensino Superior, se eu fizer isto posso até ser mal interpretada, já que o mundo adulto exige obrigações, tarefas, fundamentos para cada uma das ações realizadas! Mas na minha vida pessoal, sempre que posso estar com pessoas a quem eu amo, de fato, eu brinco, compartilho, ouço e me entrego! Brinco com minha sobrinha, dispendo um tempo somente para nós duas para que possamos fortalecer os laços de afeto e de sinceridade, que possamos ser sempre saudáveis, mantendo sempre acessa nossa admiração mútua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário