sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Todo trabalho educativo exige do adulto uma autoeducação

O que vem a ser se autoeducar? É buscar se atualizar com relação ao mundo que está a nossa volta, compreendendo a dinâmica das pessoas e das situações que permeiam a nossa sociedade. Por exemplo, uma pessoa que tem, hoje, mais de 40 anos de idade, não nasceu na era da tecnologia, diferente do que ocorre com as crianças de uns dez anos para cá. Assim, autoeducação é entender como foi sua educação e se ela não está ultrapassada para os dias atuais. Neste sentido, se quisermos acompanhar os avanços da sociedade teremos que nos autoeducar em relação aos aparelhos e tecnologias que estão no mercado.

Voltemos a questões de comportamento: será que estudamos a mudança de comportamento das crianças atuais e ficamos sempre a comparar com a nossa? O processo da autoeducação requer que joguemos fora comportamentos que não servem mais, e que passemos a adquirir novos conhecimentos sobre nós mesmos, sobre as formas de nos relacionarmos em sociedade, seja nos ambientes mais íntimos, seja em contatos mais formais.  Há pessoas que acham que esse tipo de atitude e de conduta não muda, que sempre precisamos agir da mesma forma, quer seja numa época, quer seja em outra! Ora, conceitos e atitudes mudam ao longo dos tempos: por exemplo, há uns cinquenta anos atrás, chutar um cachorro vira-latas na rua era um hábito bastante comum entre as pessoas; hoje em dia, há sociedades de defesa dos animais que podem vir a multar uma pessoa que realize uma ação dessas, alegando maltrato ao animal indefeso que está nas ruas, faminto e sem dono.

Um outro exemplo, é achar que uma criança é malcriada porque sabe mais sobre um assunto que um determinado adulto, ou que ela deva ficar quieta quando não recebe explicações claras para que ela não faça determinada coisa que ela tenha pedido autorização para fazer ─ uma viagem, uma compra, um novo corte de cabelo, etc. Muitas vezes o adulto discute de igual para igual, querendo impor um jeito de ser e de pensar bastante desatualizado.


A criança de hoje é argumentativa e, para ela, o que você achava que era respeito com os adultos há 40 anos, hoje não é mais! Os comportamentos mudaram, a sociedade evoluiu e acompanhar esta evolução requer de nós, adultos, uma autoeducação, ou seja, reflexão a todo momento para saber se estamos acertando ou errando. Afinal de contas, não somos infalíveis; somos seres humanos com os nossos medos, receios, frustrações, alegrias e tristezas! Somos gente e precisamos rever nossos conceitos, a todo momento, para sermos melhores pessoas e melhores exemplos.Reflitam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário