terça-feira, 11 de agosto de 2015

Desligue o seu celular e me dê mais atenção

Uma garotinha de seis anos estava voltando da escola, sendo que todos os dias sua mãe lhe perguntava como tinha sido na escola, se estava tudo bem, essas coisas; mas em um belo dia sua mãe não teve este comportamento porque estava falando no celular com sua amiga, e quando desligou se esqueceu de perguntar à filha sobre o seu dia na escola. A menina notou a diferença de atitude de sua mãe, e foi logo perguntando: “você não vai perguntar como foi a minha escola hoje?”

A mãe, sem graça, disse que deveria ter ido tudo bem, não foi? Ela intrigada respondeu “foi tudo bem, mas custava você perguntar, em vez de ficar falando no celular? O que é mais importante para você na sua vida: eu, ou sua amiga?” A mãe, intrigada, quando me encontrou me perguntou se sua filha estava com ciúmes da amiga dela.

Pode até ser ciúmes, mas acredito que seja, principalmente, a necessidade de atenção. As crianças, e também nós, adultos, gostamos de um momento de atenção especial para nós; alguns dias estamos mais carentes que outros, às vezes precisamos mais de alguém para nos ouvir, algumas vezes tivemos alguma decepção com algum colega... E a conversa ao telefone acabou atrapalhando uma rotina saudável que a mãe teria com ela, e isto a desestabilizou a ponto de a menina reclamar atenção.


Fica a minha pergunta: o que é mais importante: a amiga ou a filha? Que cada um responda para si quem precisava de mais atenção naquele momento: se a amiga, ou a filha, porque sabemos que cada situação é única. O que precisamos fazer, nestes casos, é perceber, realmente, quem precisa de mais atenção. Talvez a mãe pudesse dizer para a amiga que dali a uns minutos ela ligaria e, então, com o telefone desligado perguntasse à filha sobre o seu dia na escola. Muitas vezes nós subestimamos as crianças e os sentimentos que elas trazem pelas experiências vividas durante o dia; muitas vezes achamos que elas devem fazer tudo ao nosso tempo, e que elas devem-nos obediência cega por que somos adultos! Com isso, nós nos esquecemos de que as crianças precisam de atenção e de respeito. Então, respeite para ser respeitado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário