sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Reforce o poder da possibilidade de seus filhos

Muitos pais esquecem que precisam reforçar, todos os dias, o poder de que as crianças são capazes de vencer as dificuldades que encontram.Percebo que eles sempre se lembram dos defeitos e das coisas que seus filhos ─ pequenos ─ ainda não conseguem, ou não sabem fazer! Mas encorajar para serem vencedores, mostrando que tudo na vida é superação, que se necessita de planejamento para que as coisas aconteçam, e que precisam acreditar na capacidade que possuem para chegar a algum sucesso... puxa, muitas vezes isso é deixado de lado!

Mas como fazer isto?

Simples! Aqui vão algumas dicas: conte-lhes histórias inspiradoras (sobre si mesmo, parentes ou figuras famosas). Pensem juntos como conseguiram ter sucesso nas empreitadas realizadas, como fizeram planejamentos, como é que tudo aconteceu, o que é que as pessoas falaram após o planejado ter acontecido... enfim, coisas desse tipo.  Uma festa de aniversário, por exemplo, pode servir de história, desde a sua elaboração, e até os parabéns: como é que tudo aconteceu, o que foi preciso fazer dias antes, e na hora, como foi? Houve algum imprevisto? Como é que foi resolvido? O que as pessoas que vieram na festa comentaram sobre a mesma? Vejam bem: isso tudo são partes que compõem uma história de sucesso. Os adultos acham que precisam de grandes histórias e se esquecem de que um simples almoço de sucesso, ou um aniversário, servem como exemplos de histórias encorajadoras.


Outro ponto importante é ajudar as crianças a fazerem planos para atingirem seus objetivos, já que todas as pessoas de sucesso planejam muito para atingir o que desejam. Muitas vezes fazemos os planos e nos esquecemos de contá-los e de participar as crianças sobre eles; assim, como aprenderão se vocês não educarem para isto? Se a criança vacilar falando que não consegue, que não vai conseguir, encoraje, dizendo que você acredita na capacidade de sucesso dele. Quer melhor incentivo do que quando recebemos das pessoas que amamos um: “você é capaz, eu acredito em você, estou com você em tudo na sua vida”?  Criança de sucesso possui pais também de sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário