quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cuidado com o face book de seus filhos!

Para se cadastrar no face book é preciso ter pelo menos 13 anos, mas conheço crianças com oito anos que já estão cadastradas e interagindo com pessoas que talvez nem conheçam. Elas insistem, brigam com seus pais e dizem que todos na escola têm “faices”. Nas redes sociais têm joguinhos eletrônicos que atraem as crianças, fazendo-as interagirem outros.

Certo ou errado, ter face com tão pouca idade, não sou eu que vou julgar, porém, cuidados devem ser tomados. Verificar o que as crianças estão fazendo, com quem estão adicionando e teclando. Conversar e orientar, sempre, sobre os perigos da internet, exigir a senha deles para que vocês possam ter acesso a conversas in Box, enfim, toda atenção é necessária!

Fazer isso não é esbarrar na falta de privacidade; afinal, estamos falando de crianças e essas atitudes são cuidados de educação e de orientação que todos os pais devem ter, sem que o filho se sinta invadido ou prejudicado diante de sua privacidade. Nós sabemos que é por meio das redes sociais que pessoas sem caráter e sem escrúpulos se infiltram, seja um hacker, ou um pedófilo. São pessoas doentes, psicologicamente falando, e as crianças são, para eles, presa fácil!


Então, observe que tipo de jogo as crianças estão baixando e jogando, interajam e vigiem, sempre! Isso é muito importante! E deixem claro, para seus filhos, que vocês estão fazendo isso porque vocês os amam e não porque querem controlar por controlar. Às vezes é mais fácil falar e explicar sobre um hacker (a pessoa que invade o seu computador/celular, pega tudo o que você tem nele e deixa o computador zerado, sem conseguir recuperar mais nada), porque talvez seja mais fácil de você explicar e do seu filho compreender. Sejam presentes e atuantes, verifiquem diariamente; se eles mudarem a senha, peçam novamente, entrem, conversem, expliquem. Vejam que se há necessidade de mudar de senha, é porque alguma coisa tem! Com tanta coisa no mundo virtual é preciso ser muito presente e real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário