terça-feira, 4 de agosto de 2015

Irritação demais causa problemas físicos

Uma aluna me contou que todos os dias, à noite, ela irritava seu filho falando coisas que ele não gosta, somente para irritá-lo! Ela e o marido tinham este hábito, inclusive durante o jantar eles ironizavam bastante com o garoto. Após o jantar ele ia dormir, de manhã tomava leite e se dirigia à escola. Na escola, quase sempre passava mal, e muitas vezes tinha que voltar para casa. Mãe levou-o ao médico várias vezes, tiraram o leite de vaca por achar que estava apresentando um quadro de intolerância à lactose, melhorou um pouco, mas não passou. E o hábito de irritar continuava...

Quando eu comentei em aula sobre como o cérebro reage diante de situações estressantes, ela ficou pensativa e acabou dizendo “professora, eu irrito meu filho todos os dias, e ainda acho engraçado quando ele fica todo nervosinho! Nunca soube que acontecia isso!” Então eu disse a ela: “se você ama seu filho, de verdade, pare com esta atitude!” Ela conversou com o marido e ambos decidiram não mais ter a atitude que estavam tendo. Passou-se um mês e aí ela veio conversar comigo...

─ Professora, estou com a consciência super pesada! Lembra que eu te falei que irritava o meu filho só pra vê-lo zangadinho? Pois bem, eu conversei com o meu marido e nós paramos com isto. O Gabriel (nome fictício) parou de passar mal na escola, e a médica já liberou leite normalmente para ele tomar. Descobri que a irritação o deixava mal de estômago; estou tão mal com isto, mas ao mesmo tempo agradecida por você ter me dito o quanto isso era errado! Meu filho agora já está se alimentando direito e não mais passa mal na escola. O nosso relacionamento também melhorou muito!”


Eu fiquei lisonjeada, mas também fiquei emocionada com o depoimento dela. Mais do que isto: fiquei feliz por uma criança estar vivendo de forma saudável, após uma conversa minha com sua mãe. Se as pessoas soubessem o que causamos nos outros por atitudes bobas, por ignorância, por querermos nos divertir diante um ser indefeso... É incrível como problemas emocionais chegam ao corpo físico e podem causar doenças, muitas vezes, irreversíveis! Quantas pessoas seriam salvas se os adultos também fossem saudáveis! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário