quinta-feira, 6 de agosto de 2015

“Tudo o que eu falo ele faz o contrário, então...

Se eu digo para o meu filho tomar banho, ele não vai; mas se eu falo para ele não tomar banho, aí ele corre e vai! Então, eu percebi que ele só faz o contrário do que eu peço; quando descobri isso, comecei a inverter as situações.  Falo para ele tudo ao contrário e ele ainda não percebeu; por enquanto está dando super certo, mas eu quero saber se isto está correto, ou não. O menino tem cinco anos de idade, e minha preocupação de mãe é até que idade ele vai entender dessa forma, e se isto não vai trazer prejuízo na vida adulta dele.”

Vamos lá: em psicologia não dá para dar certeza de nada; quanto ao futuro, isto poderá trazer algumas consequências. Perguntei para a mãe por que ela tomou esta atitude de dizer o contrário e como foi que isso tudo começou.

Ela me respondeu que ela sempre desafiava a criança ameaçando com punições quando ele não fazia o que ela queria, desde os três anos de idade, mais ou menos. Quando ele fazia alguma arte ela o ameaçava e o deixava de castigo. Muitas vezes ela dizia que, então, não precisava tomar banho àquela hora, nem comer, nem ir dormir... ou seja, a conversa foi longa e eu pude perceber que aquela mãe não agia corretamente, desde então, com uma criança de três anos de idade, que está aprendendo a discernir o que é certo do que é errado.


Muitos pais querem que as crianças de três anos ajam como se fossem adultos, tendo atitudes de adultos, e se esquecem de que a criança está aprendendo o discernimento. O modo como a mãe estava fazendo, desde os três anos de idade de seu filho, era o de desafiar a criança e, pior ainda, ensiná-la a cumprir ordens ao contrário! Vejam só, pensem comigo: se a criança faz o contrário daquilo que lhe é dito, como é que ela está entendendo esse contrário? Por que ela só atende o contrário? Como é que ela compreende os fatos? Tudo isto é para ser investigado, analisado, descoberto. Se hoje ele tem cinco anos, quando ficar maiorzinho, como será? A mãe sempre terá que falar o contrário para ele fazer algo corriqueiro no seu dia a dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário