quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Período de alfabetização sendo antecipado

Alguns pais e professores acham que quanto antes a criança aprender a ler e a escrever melhor. Algumas escolas até forçam as crianças, neste sentido, dando atividades de leitura e escrita de letras desde os quatro anos de idade. Com 4 anos de idade a criança precisa brincar, se divertir, interagir com o mundo a sua volta. Ela precisa ser criança, o mundo da leitura e escrita, sem dúvida, faz parte deste universo infantil, porém, tudo na vida tem seu tempo de amadurecimento.

Na natureza as plantas precisam crescer e dar flores para, depois, darem frutos; conosco, seres humanos, também é assim; são as chamadas fases do desenvolvimento que precisam ser respeitadas. “Cada coisa a seu tempo”! Estes que utilizam esse ditado popular são bem sábios, porque adiantar é queimar etapas importantes do desenvolvimento infantil que, depois, podem fazer falta na vida da criança.

Quando comemos uma fruta amadurecida de forma artificial seu gosto pode ser bem diferente do que o da fruta original; tem o caso das frutas cultivadas em ambiente artificial e que são amadurecidas de forma forçada, em ambiente também artificial; vejam os casos, por exemplo, dos morangos orgânicos e dos morangos que utilizam agrotóxicos: o gosto de cada um é tão diferente que nem parece se tratar da mesma fruta!


Com as crianças é do mesmo jeito; por que não deixarem que elas experimentem o sabor de cada etapa? Com quatro anos de idade elas precisam andar de bicicleta, pular corda, subir em árvores, ralarem os joelhos... precisam pular amarelinha, brincar de verdade para conseguirem ser crianças, de fato, vivendo sua infância de forma saudável! Vamos deixar as obrigações e tarefas da escola, principalmente aquelas que se referem ao ler e escrever, para quando chegar a hora, quando elas realmente procurarem se interessar por tal aprendizado! Vamos deixar que as crianças sejam elas e irradiem a alegria e a felicidade de Ser! Pais, não adiantem nada achando que estão fazendo um bem para seus filhos! Lembrem-se sempre de que a Mãe natureza é sábia e nos ensina muito!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário