segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mãe escuta até o fim, é interessante você vai ver

Um menino chegou da escola e começou a contar sobre o que tinha acontecido, naquele dia, entre ele e seus colegas; seus pais, muito ocupados, não estavam prestando atenção direito ao que o filho dizia, porque a mãe estava fazendo o jantar, enquanto o pai assistia o jornal na televisão.
A mãe estava prestando atenção ao que fazia e o menino insistia para que ela o ouvisse; então, ela pediu para que ele deixasse a conversa de lado e fosse tomar banho porque já ia servir o jantar. O menino então respondeu: “você não está me ouvindo!” e ela disse: “claro que sim”; o garoto, muito esperto, perguntou: “então repete o que eu estava contando”. A mãe, sem saber o que fazer, disse: “vai logo tomar banho e chega de “trelele”.

O menino foi emburrado tomar banho e quando voltou para comer ainda estava emburrado. A comida deve ter descido atravessado, e tudo isto poderia ter sido evitado se alguém da casa prestasse atenção no que ele dizia. Por mais bobagem que pareça a história, é a vida de seu filho e vocês, pais, deveriam ouvir com toda a atenção possível. Eles se sentirão amados e felizes, e a comida não fará mal a sua digestão. Comer com raiva gera mais suco gástrico que o normal e pode prejudicar a digestão, ainda mais à noite, quando estamos prestes a dormir. Nesse caso, a comida não é digerida de forma saudável e os pais acabam sendo os culpados por algum problema digestivo que o filho possa vir a ter.


 Lembrem-se sempre disso, pois toda atenção é necessária para dar aos filhos, já que eles precisam compartilhar sobre suas coisas, seus sentimentos, as alegrias ou contrariedades que tenham sofrido. É importante deixar que a criança se expresse, e que conte o que sente; se isso não for aprendido quando eles são pequenos, então, na vida de adolescente acabarão sempre procurando uma pessoa fora da família para conversar e se aconselhar e aí, nem sempre essa pessoa poderá ser um amigo de verdade, ou uma pessoa confiável! Se ele não falar com você, ele começará a procurar alguém que o ouça e isso pode ter um grande risco, pois, se essa pessoa não for um amigo de verdade, poderá vir a levar o jovem para caminhos tortuosos. E depois, não reclamem! Ouço muitos pais de jovens que se envolveram com drogas dizerem assim: “não sei onde errei! Ele (ela) sempre teve de tudo!... e aí eu pergunto: será que tiveram a atenção necessária, ou somente conforto material?

Nenhum comentário:

Postar um comentário