terça-feira, 18 de agosto de 2015

Comida japonesa: que delícia!

Estava passeando em um shopping, na hora do almoço, nas férias. Fui almoçar, peguei meu prato e me sentei; na mesa ao lado à minha, estavam duas meninas uma de uns seis ou sete anos, a outra com uns quatorze, e o pai delas. Para minha surpresa, o pai e a irmã mais velha comiam sanduíche, enquanto a garota de seis anos estava almoçando comida japonesa! Aquela cena me intrigou e como estávamos próximos, perguntei à garotinha quem a ensinou a comer comida japonesa? Para minha surpresa, o pai respondeu: “é estranho, lá em casa ninguém gosta de comida japonesa e ela pediu, pela primeira vez, quando tinha quatro anos e meio; demos, e desde então ela come todas as vezes que vem ao shopping”.

A garotinha me respondeu que é uma delícia, que ela adora comer de forma saudável, e que aquela comida é muito boa para a saúde. Achei uma graça a resposta da menina, então eu perguntei: “e quem te ensinou a gostar de comida japonesa?” Ela respondeu que tinha uma amiga da escola, que era de origem japonesa e que aprendeu com a coleguinha.

Fiquei bastante pensativa! Vejam como somos influenciados pelo meio que convivemos! Nesta família, ninguém gosta de comida japonesa, e a filha mais nova, por ter uma amiga nipônica, aprendeu a gostar. E o pai ainda acrescentou: “Ela come muitos legumes, verduras que não temos o hábito de comer em família; ela come nabo, rabanete, brócolis, couve flor. Minha esposa compra somente para ela”. A garotinha falou que é uma delícia e saudável; que quer viver muito como o avô de sua amiga nipônica; que ele tem 95 anos, fala, conta história de quando ele morava no Japão, que ele canta, anda bastante e come de tudo!


Vejam só o que são referências na vida de alguém: esta menina deve adorar sua amiga, a casa e a família dessa amiga, bem como esse seu avô! Tanto deve adorar que, para ela, eles é que são exemplos de saúde, e não seus pais. Às vezes não entendemos os gostos das crianças, mas é só observar o seu meio que conseguimos detectar os gostos e as referências. Se ela continuar pensando em sua saúde e na boa alimentação, possivelmente terá uma vida saudável como o avô de sua amiga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário