quinta-feira, 21 de março de 2013

Comida no chão não é motivo de ofensas

Quando a criança por algum motivo erra ao cortar algum alimento e este vai parar no chão, por favor, não façam escândalos e nem xinguem. A criança não fez por querer. Muitas vezes suas mãos ainda não têm firmeza o suficiente para cortar aquele alimento, por exemplo, almôndegas são redondas e precisam ser espetadas para cortar, nem sempre as crianças conseguem fazer isto com maestria. Outro exemplo: se a carne está difícil de ser cortada, é claro que irá espalhar arroz pela mesa e chão.

Já vivenciei cenas com adultos fazendo isto, então por que exigir do pequeno aquilo que nem nós fazemos com tanta propriedade? Por que querer que a criança responda de forma correta? Quantas vezes nós adultos não derrubamos coisas no chão, nós podemos e elas não?

Se as pessoas pensassem que ninguém é perfeito, e que até as pessoas vinculadas a etiquetas de mesa recomendam agir com naturalidade quando acontecer algo de errado na mesa, evitariam que as crianças passassem por situações vexatórias e constrangedoras e iriam aprender as regras de etiqueta social de forma correta, que é agir com naturalidade diante de qualquer imprevisto. Pensem nisto... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário