segunda-feira, 11 de março de 2013

Ensinar as crianças a terem atitudes sustentáveis em casa

Pequenos exemplos e gestos que parecem às vezes insignificantes são importantes para a manutenção da vida em nosso planeta. Em casa ensine os pequenos a ter atitudes sustentáveis, tais como: fechar bem as torneiras e não usar a água além do tempo necessário para a higiene pessoal. Isto parece tão pequeno, mas faz toda a diferença por que as crianças gostam de mexer e brincar com e na água, e elas esquecem torneiras ligadas, pois não se preocupam com isto. Elas nem estão pensando em economizar água por que ainda não possuem consciência ecológica, elas são imediatistas e concretas. Falar em mundo, planeta, quando elas só conhecem a sua casa e seu bairro é algo muito abstrato para elas.

Mas com pequenos gestos, como o de economizar água, elas aprendem se ensinadas, por fazer parte do seu dia a dia. Explique a importância da água, como ela vem até nossas casas, se possível mostre um rio, como é feito o tratamento de água até nossas casas, mostre uma conta de água, e por que precisamos economizar para evitar que a conta venha alta demais.

Fale também que economizando poderá sobrar mais dinheiro para comprar comida, brinquedos, vestimentas etc. A criança precisa entender de fato por que economizar, quando ela entender o que é planeta e mundo aí sim ir ensinando os conceitos de preservação. Mas sempre respeitando as fases de desenvolvimento das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário