terça-feira, 12 de março de 2013

Horário para dormir: rotina necessária

Estabelecer uma rotina na hora de dormir é necessário para que a criança possa ter limites e se organizar durante o seu dia. Nosso organismo funciona como um relógio (biológico) e ele se acostuma a dormir e acordar em determinado horário. Mas se a família tem hábitos de cada dia dormir num horário, esta rotina não se estabelece.

Criança não é  fácil, que eu sei, mas se ensinada e educada o horário passa a fazer parte do seu dia a dia. Na hora de dormir não a deixe assistir mais um desenho se já está na hora estabelecida; se ceder um dia, pronto! Ela aprenderá a fazer chantagens e não se conseguirá estabelecer o hábito. É claro que toda regra tem a exceção, mas deixe isto quando for uma festa ou outro compromisso inadiável.

Outro problema que vejo é quando durante a semana se faz um horário e no final de semana outro.  Nosso organismo não se adapta desta forma, não somos relógios para acordar cada dia em um horário; esta rotina deve ser para todos os dias. Agora, para férias é diferente, pois basicamente não há um compromisso específico com  horários. Pensem nisto: se quiserem estabelecer horários, isto deverá ser feito para todos os dias e não somente durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário