quarta-feira, 6 de março de 2013

Noite do pijama: dormir na escola

Algumas instituições de ensino possuem “a noite do pijama”, quando as crianças podem dormir na instituição. Além de comidas, algumas brincadeiras são realizadas e todos dormem na sala junto com a professora. Esta prática é comum e muito salutar desde que os pais não interfiram na escolha das crianças.

Algumas crianças não estão acostumadas a dormir fora de casa, então esta prática precisa ser muito bem conversada; mas, por favor, não ameacem as crianças dizendo assim: “Eu não vou te buscar de madrugada, se você escolher dormir lá você vai ter que ficar até o final”. Isto não ajuda em nada na decisão da criança; pelo contrário, deixa-a mais confusa ainda.

Mas se a criança optar em ir dormir, Encoraje-a, dizendo assim: “Se você acordar durante  a noite e ficar com medo, peça para a professora ligar que eu vou te buscar, sem problemas”. Quando você diz que vai buscar se precisar, a criança se sentirá segura e assim ela vai ter confiança em você. Aposto que com esta atitude ela vai para o dia do pijama alegre e com a certeza de que você a apoiará em qualquer situação. Esta é a atitude correta de um pai e uma mãe.

Mas, por favor, quando deixar a criança na escola nada de medo. Aproveite esta noite e faça algo diferente com quem ficou em casa junto com você. Nada de ficar pensando “ai, meu filho (a) tão pequeno dormindo sozinho (a)”. Nada disto. Não é motivo de tensão e sim de  diversão. Até rimou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário